Sanchez nesta terça-feira. “A disputa pela regeneração do PP não nos parece credível”, argumenta. O novo episódio da instabilidade que enfrenta o PP e Cidadãos da região reflete os limites da técnica de ação de Rivera. Os dois pilares da estratégia de esta formação, segundo reconhecem os conselheiros de seu líder, são fazer bandeira da regeneração e da constância.
Assim formou-se uma nova Mesa Nacional, mudando todos os seus membros. A sentença seria anulada, e posteriormente para o Tribunal Constitucional “, devido à inexistência de proporção com a pena legalmente prevista”. No entanto, de acordo com a Procuradoria, “nem sequer os seus factos provados, nem os seus pretextos jurídicos foram postos em razão pelo supremo intérprete da Constituição”. Em dois de janeiro de 1999, foi investido Lehendakari do País Basco, Juan José Ibarretxe, com o apoio do Povo, a EA e DH.
Em março chegava-se a um pacto de governo entre as 3 forças nacionalistas, formando-se um governo de coligação entre o Povo e a EA, e, em maio, foi assinado um acordo de legislatura com DH. Quando a trégua de SETEMBRO de 1998 chegou ao fim e o pacto de Área deu-se por liquidado, Udalbiltza sofreu uma cisão, e apenas os representantes da esquerda abertzale deram continuidade ao projeto originário.
Em 2003, foi desmantelada pela polícia e seus dirigentes foram presos acusados de colaborar com o ETA. Em 2013, foi reactivada a iniciativa da coligação Euskal Herria Bildu e com o suporte do Sortu, a eusko Network, Aralar, Alternatiba e Abertzaleen Batasuna. Por outro lado, as Gestoras Pró Anistia foram ilegalizadas em dezembro de 2001, por ter compreendido a Audiência Nacional que esta organização faz “quota orgânica” de ETA. Contudo Batasuna tentou contornar a tua ilegalização a partir de numerosas marcas eleitorais em posteriores encontros com as urnas. Assim, apresentou-se como Autodeterminaziorako Bilgunea (AuB) pras eleições pra Juntas Gerais do País Basco e ao Parlamento de Navarra, de 2003, no entanto todas as tuas listas foram contestados.
nas eleições europeias de 2004, foi constituída a plataforma Herritarren Zerrenda (HZ) anulada em Portugal pelo Supremo Tribunal federal, por sua ligação com Batasuna. Mas, em França HZ si se pôde exibir, conseguindo 5.100 votos no País Basco francês.
De cara às eleições de 2007 (às juntas Gerais do País Basco, ao Parlamento de Navarra e municipais) participantes da esquerda abertzale ilegal registraram um novo partido político no Ministério do Interior: Abertzale Sozialisten Batasuna (ASB). Depois de julgar que os seus promotores e membros foram participantes do Batasuna e que tua estrutura era parelho à ilegal Batasuna o registro foi vetado.
Nafarroa Bai se apresentou na primeira vez como coligação pra eleições gerais de 2004, alcançando um dos 5 lugares navarros no Congresso dos Deputados. ANB obteve 94.253 votos nas candidaturas que não foram contestados (73.456, no País Basco, e 20.690 em Navarra).
- Vinte de novembro: Carlos Oroza (92), poeta (n. 1923).[330]
- Sistema de luzes de um milhão de watts
- Associações civis
- Secundária, reforma disciplinas, inglês…
- 11 de fevereiro: um incidente de avião na Libéria deixa dez mortos.[26]
- 2007: Anton Rodgers, ator e diretor brasileiro (n. 1933)
- 2 Editora Emecé
- Sul: São Pedro Sacatepéquez, município do departamento de Guatemala
Supremo Tribunal rebajaría as penas posteriormente. Além disso, no ano seguinte, a Audiência Nacional bem como afirmou ilegais Acção Nacionalista Basca e o Partido Comunista das Terras Bascas. Enquanto isso, no País Basco francês, Batasuna, a eusko Network e Abertzaleen Batasuna configuraban da coligação Euskal Herria Bai pras eleições legislativas francesas de 2007. Euskal Herria Bai conseguiu em 10.781 votos e um 7,99% dos votos. Os resultados animaram os integrantes da coligação a reeditarla para as eleições cantonais de 2008, as quais EH Bai colheu 12.302 votos na primeira volta, o que implicou um 13,75% dos votos válidos. Pras eleições ao Parlamento Basco de 2009, a esquerda abertzale ilegal apresentou a plataforma Demokrazia Hiru Milioi.
as Suas candidaturas foram anuladas e a plataforma ilegal, ao mesmo tempo em que acontecia o mesmo com o partido político Askatasuna que, nas eleições de 2001 imediatamente havia se apresentado com um repercussão simbólico. Espanha, no entanto sem vinculação orgânica. Nas eleições europeias de 2009, do Batasuna e teu lugar pediu o voto pra candidatura Iniciativa Internacionalista em Portugal e para Euskal Herriaren Alde em França.
Por tua divisão, Aralar e a eusko Network apresentaram-se dentro da coalizão nacionalista e de esquerda Europa dos Povos-Verdes em Portugal, no tempo em que que, na França, AB e AE deram seu suporte a Europe Écologie. Iniciativa Internacionalista ganhou um 15,92% do voto, na comunidade autónoma do País Basco e um 11,46% em Navarra, no tempo em que que a lista de Aralar e a EA conseguiu um 5,67% no País Basco e um 6,98% em Navarra.